Coordenador : Michelle Cecille Bandeira Teixeira
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 388383.2199.126328.11012023
Departamento/Setor: MSS
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público-alvo será toda a comunidade de estudantes do curso de odontologia da UFF. Estes terão benefício direto, uma vez que as ações serão realizadas com eles e para eles. Os benficiários indiretos são os docentes, uma vez que este projeto qualifica, assiste e apoia os alunos, centro da atuação do professor, bem como as ações do Dar Voz tem o intuito de melhorar o ambiente acadêmico e as relações interpessoais da comunidade acadêmica. Também serão considerados beneficiários indiretos os pacientes das clínicas universitárias, já que os instrumentais utilizados pelo BIOFOUFF serão usados para atendê-los, bem como os alunos, que atendem os pacientes, estarão tendo atenção em saúde mental, o que influencia sua própria clínica.
Local de atuação: Faculdade de Odontologia, Campus Niterói.
Objetivo
Objetivo Geral: Estabelecer ações de justiça social, inclusão e afirmação da diversidade etnicorracial na faculdade de odontologia da UFF –Niterói, tendo os estudantes como foco principal atuação, com impacto em toda a comunidade acadêmica e pacientes das clínicas universitárias; Objetivos específicos: Atuar contra o racismo relacional e estrutural; Dar apoio ao banco de instrumentais odontológicos da faculdade de odontologia – BIOFOUFF; - Contribuir para uma formação mais ética e social; Desenvolver ações de acessibilidade e inclusão, Implementar ações contra a violência doméstica; Desenvolver pesquisas a partir das ações realizadas, em conjunto com os estudantes participantes do projeto; Colaborar na construção de saberes sobre justiça social e formação em saúde;
Resumo
Frente a um curso historicamente elitizado e tecnicista tal como o curso de odontologia, um esforço da instituição formadora se faz necessário no sentido de tornar o ambiente e o percurso acadêmico mais democrático, equitativo, inclusivo e acessível. Entende-se que este enfoque formador promove uma transformação no perfil do futuro profissional de saúde, na perspectiva mais humanística, para que possamos ter estudantes e profissionais de saúde que exerçam a alteridade e a relação ética com o outro, enquanto atores de transformação social. O Dar Voz foi criado para ser um espaço no qual o estudante de odontologia possa ter voz e se apresente como agente em sua vida acadêmica. Para o presente ano, o projeto enfatizará 2 vertentes 1) Continuidade na Implementação do Guia de Atendimento Odontológico a Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, para ser implementado nas clínicas universitárias como uma intervenção pedagógica e de justiça social; 3) Ações de combate ao racismo no curso de odontologia, no âmbito estrutural e relacional. Além disso, daremos continuidade às ações que estabelecemos com parcerias, tal como a comissão UFF acessível, para que se possa melhorar a acessibilidade de pacientes, estudantes e funcionários da Faculdade de odontologia da UFF, incluindo as clínicas universitárias, que englobam mudanças físicas e atitudinais e o apoio ao BIOFOUFF - Banco de Instrumentais Odontológicos da UFF. E outras ações que surgirão como demandas da própria comunidade acadêmica e que podem se expressar no espaço de conversa do Dar Voz.